5 boas razões para praticar a marcha desportiva!

(2)

Quer iniciar-se ou retomar uma atividade desportiva? Existe uma grande variedade de atividades desportivas, mas os praticantes sentem por vezes receio de não terem a condição física necessária, de sofrerem durante o esforço, de perderem o fôlego, de ficarem desmotivados, etc. Por que não experimentar a marcha desportiva? Todos praticamos inconscientemente a marcha pensando saber tudo sobre essa prática quase inata. Mas que tal aumentar a cadência durante um longo período?

A marcha desportiva, também conhecida como marcha rápida ou marcha ativa é um desporto em franco crescimento que é praticado sob a forma de sessão com o objetivo de promover o bem-estar (marcha de 4 a 6 km/h) ou a performance (7 a 9 km/h de velocidade). Analisamos aqui os benefícios desta prática.

Benefícios para o corpo: sim, mas sem um esforço intenso!

Ao contrário de muitos desportos, a marcha desportiva não é traumatizante para as articulações: o corpo está permanentemente em contacto com o solo, uma vez que se trata de articular o pé desde o calcanhar até ao dedo grande do pé. Não ocorrem saltos ou ressaltos, o que limita os impactos e, por conseguinte, o risco de lesões.

Benefícios para a silhueta

Ao marchar rapidamente, irá aumentar o seu ritmo cardíaco e intensificar o consumo de calorias (300 a 500 calorias por hora). É ativada a maioria dos músculos: os músculos dos braços, dos ombro e, especialmente, dos glúteos e das coxas. Uma prática regular permite obter pernas torneadas e reduzir significativamente a celulite.

 

Benefícios para a saúde

Marchar regularmente reforça as suas reservas de saúde: a marcha desportiva melhora a circulação sanguínea e reduz risco de acidentes cardíacos.

Benefícios para a mente

Todas as práticas desportivas contribuem para a evasão, para baixar a tensão e para nos abstrairmos das preocupações. A marcha desportiva não é exceção a esta regra. É praticada principalmente no exterior, o que reforça esta sensação de bem-estar. Também pode praticá-la sozinho ou em grupo para proporcionar momentos de convívio e partilha.

Um desporto fácil e acessível 

Um calçado adequado à marcha desportiva, um vestuário de desporto confortável durante o esforço e está feito! A cidade é o seu campo de atuação: escusa de reservar um campo ou de federar-se!

A postura correta e  o equipamento adequadoirão desempenhar um papel determinante para que sinta ainda mais prazer na prática da marcha desportiva!

E no seu caso, quais as razões para praticar a marcha?

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Benefícios da marcha

Deseja perder alguns quilos, mas a agulha da balança não lhe explica como? Charles Aisenberg, especialista de medicina do trabalho associado ao INSEP (Instituto Nacional do Desporto, da Competência e do Desempenho) recomenda a prática de marcha desportiva para sentir-se melhor no seu corpo. Acabaram as dietas selvagens, agora basta marchar para perder peso!

(3)
Benefícios da marcha

O desporto e a marcha desportiva são duas formas reconhecidas de melhor gerir o stress diário. Para seu bem-estar, nada como a prática regular de uma atividade ligeira, como a marcha rápida . É o desporto ideal para o seu bem-estar psicológico. Relação entre desporto e stress ?

(6)
VOLTAR PARA O TOPO