4 conselhos sobre marcha desportiva para o máximo prazer no verão

No verão, o bom tempo e as férias são uma verdadeira fonte de motivação para aproveitar os benefícios da marcha desportiva. Para algumas pessoas, o verão é o momento ideal para retomar uma atividade física, mas lembre-se de que deve preparar adequadamente as suas sessões de marcha desportiva para tirar o máximo de prazer!

VÁ MARCHAR NO MOMENTO MAIS PROPÍCIO DO DIA

Evite de todo marchar quando o sol está a pique, entre as 12 e as 15 horas. O acréscimo de transpiração não o fará perder mais peso !

Quando transpira, o corpo elimina a água para manter a temperatura interna e não queima a gordura. Com o calor máximo, corre o risco de se desidratar. 

É preferível treinar de manhã ou ao fim de tarde, quando as temperaturas são mais amenas. O especialista de medicina desportiva Charles Aisenberg desaconselha os treinos à noite, apesar da tentação de aproveitar os dias mais longos "para não perturbar o ciclo do sono". 

HIDRATE-SE ADEQUADAMENTE MESMO QUE NÃO TENHA SEDE

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Nas suas sessões de marcha rápida no verão, o seu corpo elimina muito mais água do que o habitual. O consumo de água aumenta, por isso irá precisar de se hidratar em conformidade. 

Nunca espere ter sede, pois quando isso acontecer já será demasiado tarde !

Antes, durante e após o esforço, beba lentamente o máximo possível. Pode beber água ou uma bebida energética após 45 minutos de esforço. 

Para compensar as perdas de minerais ocasionadas pela transpiração, poderá adicionar à bebida 1 a 2 pitadas de sal, ou alternar com uma bebida rica em sais minerais (por exemplo, água mineral).

ADAPTE O TREINO! COMECE MAIS DEVAGAR DO QUE O HABITUAL

Quando as temperaturas sobem, é mais difícil realizar um esforço físico. Comece por isso muito devagar durante o aquecimento para habituar o corpo ao calor durante o esforço. 

Se é um ex-praticante que aproveita o inverno para retomar uma atividade desportiva, Charles Aisenberg recomenda que "retomar progressivamente a atividade sem guardar na memória o nível que possuía antes de ter abandonado a prática desportiva. Isto aplica-se a qualquer pessoa, defina um objetivo exequível para não perder a motivação!"

ESCUTE SEMPRE O SEU CORPO

As náuseas, as dores de cabeça ou as cãibras são sintomas aos quais deverá estar extremamente atento. São os sintomas da desidratação, ou até de insolação… À mínima dúvida, abrigue-se à sombra e hidrate-se, se possível próximo de uma corrente de ar fresco. 

Quando está calor, é necessário conhecer os seus limites e manter-se atento à sua frequência cardíaca, que é o melhor indicador da condição física !

Dado que é preferível preparar eficazmente a sessão de marcha desportiva com tempo quente, deve adaptar o equipamento para tirar o máximo partido da marcha rápida durante o verão !

 

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Técnicas e dicas
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Manter-se motivado é a chave para atingir os seus objetivos desportivos. No entanto, pode acontecer que a colocação do calçado de marcha rápida se torne desmotivante, quer por falta de tempo ou de vontade.

Técnicas e dicas
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Para que as sessões de marcha desportiva no verão sejam momentos de prazer, é necessário adaptar o equipamento usado ao acréscimo de calor. Opte por calçado e vestuário desportivo arejados !

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