4 conselhos para praticar marcha desportiva à noite

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Para si, a prática da marcha rápida ou da marcha nórdica é de manhã cedo ou ao fim da tarde. Mas tem receio de perder a motivação quando chegar o outono e que os dias fiquem mais curtos? Veja a noite como a ocasião perfeita para redescobrir os prazeres da marcha, desde que siga estes 4 conselhos!

1 – Mantenha-se visível: ver e ser visto deve ser a sua prioridade

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Ao cair da noite ou quando já está escuro, é importante ter cuidado com o ambiente que o rodeia (um buraco, uma poça, ou ramos espalhados no seu caminho…) para não cair ou continuar a marchar com os pés molhados.

Leve consigo uma lanterna portátil ou para trazer no peito, ou um frontal: o mais importante é saber utilizá-la corretamente e ter a certeza de que as pilhas ou a bateria não irão acabar enquanto durar a marcha!

Para ser visto: use roupa clara e braçadeiras refletoras nos braços e nas pernas. Use também faixas refletoras que pode colar no vestuário, nada melhor para garantir a sua segurança!

2 – Percurso, vestuário:prepare muito bem a sua sessão noturna

Escolha, de preferência, um percurso que já conhece bem. Não embarque em aventuras, é muito mais difícil orientar-se depois de anoitecer ou antes do nascer do sol.Prepare muito bem o seu percurso para evitar as surpresas desagradáveis!

Além disso, as temperaturas baixam com o anoitecer. Preveja uma roupa quente, desde que seja confortável. Como terá maiores dificuldades de orientação, é importante que se sinta muito confortável com o vestuário desportivo e o seu calçado de marcha desportiva! Já conhece os nossos conselhos para marchar quando está frio?

3 – Dedique tempo ao aquecimento

De manhã cedo, o corpo ainda não está bem acordado. No final do dia, o corpo está cansado. Quer prefira praticar de manhã ou à noite, o aquecimento é extremamente importante para poder desfrutar o melhor possível da sessão até à próxima!

Comece devagar, planeie andar num ritmo normal durante 10 minutos antes de começar a acelerar e atingir a sua velocidade de cruzeiro, com marcha rápida ou marcha nórdica.

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4 – Aproveite, divirta-se!

De noite tudo é mais calmo: há menos trânsito, menos barulho. Tudo toma uma nova dimensão.Para o nosso parceiro técnico Emmanuel Lassalle, «de noite os pontos de referência desaparecem, é como se mudasse de percurso.É outro mundo de que gosto de desfrutar plenamente!».

A noite não é um travão, veja-a como uma oportunidade de ter ainda mais prazer na marcha.

Mas, se as sensações da marcha rápida ou nórdica, de noite, ainda não o entusiasmam muito, saiba que alguns recintos têm horários de funcionamento ao público bastante flexíveis que lhe permitem treinar numa pista com iluminação, até mesmo de noite!

Está disposto a experimentar? Gosta de marchar de noite? 

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Técnicas e dicas

Gostaria de continuar a marchar mesmo com tempo frio ? Bastará vestir-se adequadamente e prestar mais atenção à sua dieta durante a sessão. Emmanuel Lassalle, praticante de marcha de grande fundo dá-lhe os seus conselhos de atleta, depois de ter passado longas horas a praticar em todos os tipos de condições meteorológicas, para que sinta prazer em marchar quando está frio.

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